Aprenda como Escrever uma Redação Nota 1000
Escrever uma redação nota 1000 no ENEM exige prática, compreensão das regras e habilidades de argumentação. Entender profundamente a estrutura e as competências avaliadas é crucial. Além disso, é importante estar bem informado sobre diversos temas e manter uma rotina de leitura e escrita. Com estas orientações e uma prática constante, você estará bem preparado para enfrentar esse desafio.
A redação do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo. Ela deve ser dividida em três partes:
1. Introdução: Aqui, você apresenta o tema e a sua tese (opinião principal). É importante ser claro e objetivo. Uma técnica é começar com uma contextualização geral do tema e, em seguida, apresentar sua tese de maneira concisa.
2. Desenvolvimento: Normalmente composto por dois ou três parágrafos. Em cada um, desenvolva um argumento que suporte sua tese. Use dados, exemplos, citações e referências para fortalecer seus pontos.
3. Conclusão: Retome brevemente sua tese e seus argumentos principais. Aqui, você deve apresentar uma proposta de intervenção relacionada ao tema, considerando a realidade social e respeitando os direitos humanos.
“Se é possível cortar uma palavra fora, sempre corte.”
George Orwell
Detalhando as Competências do ENEM
Compreender as competências do ENEM é importante para saber como escrever uma boa redação.
- Competência 1 - Domínio da Norma Padrão da Língua Portuguesa
- Competência 2 - Compreensão da Proposta
- Competência 3 - Seleção e Organização de Argumentos
- Competência 4 - Demonstrar Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos para a Argumentação
- Competência 5 - Elaborar Proposta de Intervenção
A seguir, tem-se todas as competências exigidas:
1. Competência 1 - Domínio da Norma Padrão da Língua
Portuguesa: Demonstrar bom uso da língua portuguesa.
Dicas: Evite gírias e informalidades. Revise a redação em busca de erros
gramaticais e
ortográficos. Pratique a escrita regularmente e leia textos variados para
aprimorar seu vocabulário e gramática.
2. Competência 2 - Compreensão da Proposta: Entender e
atender
ao que o tema propõe.
Dicas: Leia atentamente o enunciado. Faça anotações e destaque
palavras-chave.
Relacione o tema com conhecimentos de diferentes áreas, como história,
sociologia e atualidades.
3. Competência 3 - Seleção e Organização de Argumentos:
Construir argumentos lógicos e coesos.
Dicas: Desenvolva cada argumento em um parágrafo separado. Use exemplos
concretos e
dados para sustentar suas ideias. Mantenha uma sequência lógica que reforce
sua
tese.
4. Competência 4 - Demonstrar Conhecimento dos Mecanismos
Linguísticos
para a Argumentação: Usar a língua de forma eficiente para
argumentar.
Dicas: Utilize conectivos para dar fluidez ao texto. Empregue recursos
estilísticos,
como metáforas, com moderação. Diversifique seu vocabulário.
5. Competência 5 - Elaborar Proposta de Intervenção:
Apresentar
uma solução viável para o problema abordado.
Dicas: Sua proposta deve ser detalhada e realista. Deve também respeitar os
direitos humanos e ser socialmente aplicável. Relacione-a com os argumentos
apresentados.
Dicas para Elaboração da Tese e Desenvolvimento dos Argumentos
Elaboração da Tese: Seja direto e claro. Sua tese deve refletir sua posição sobre o tema e ser o fio condutor de toda a redação.
Desenvolvimento dos Argumentos: Cada argumento deve ser único e bem desenvolvido. Use dados e exemplos para dar credibilidade. Lembre-se de que cada parágrafo do desenvolvimento deve estar alinhado à sua tese.
Finalizando com uma Conclusão Impactante
Conclusão: Além de reafirmar brevemente sua tese e argumentos, a conclusão deve trazer uma proposta de intervenção relacionada ao tema. Essa proposta deve ser criativa, viável e respeitar os direitos humanos.
Destrinchando uma Redação Nota 1000
Título: Visibilidade e Valorização: Desafios do Trabalho de Cuidado Feminino no Brasil
Autor: Rogério Moreira Alves Júnior
No cenário brasileiro, a questão do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres consiste em um paradigma que demanda visibilidade e valorização. Esse trabalho, muitas vezes silencioso e não remunerado, revela-se em uma multiplicidade de funções que vão desde a assistência doméstica até o apoio emocional e educacional dentro das famílias. Essa dimensão do cuidado, essencial para a sustentação do tecido social, enfrenta o desafio de ser reconhecida como uma forma legítima de trabalho, permeada por direitos e deveres. Nesse contexto, urge a necessidade de trazer à tona discussões que promovam não apenas a visibilidade, mas também a valorização e a justa distribuição das responsabilidades do trabalho de cuidado no Brasil.
Primeiramente, é preciso considerar que a histórica desvalorização do trabalho de cuidado tem raízes profundas no patriarcado e na divisão sexual do trabalho, que relegam à mulher o papel de cuidadora primária. Esta situação é agravada pela ausência de políticas públicas efetivas que reconheçam e estruturem o cuidado como uma atividade econômica e socialmente relevante. A falta de creches, a insuficiente oferta de escolas em tempo integral e a carência de programas de apoio a idosos e pessoas com deficiência sobrecarregam as mulheres, principalmente aquelas das classes socioeconômicas mais baixas, forçando-as a assumir uma jornada dupla ou até tripla de trabalho.
Além disso, a invisibilidade do trabalho de cuidado feminino se manifesta na inadequação das legislações trabalhistas e previdenciárias, que muitas vezes não contemplam a realidade dessas trabalhadoras. A falta de reconhecimento legal das atividades de cuidado como profissão contribui para a persistência da desigualdade de gênero no mercado de trabalho e para a vulnerabilidade social dessas mulheres. É fundamental, portanto, a reformulação do arcabouço legal para que reconheça as peculiaridades do trabalho de cuidado, oferecendo proteção trabalhista e social a essas mulheres, assim como a promoção de campanhas educativas que redefinam os papéis de gênero associados ao cuidado.
Outrossim, segundo George Orwell, a sociedade precisa se libertar do conceito de Deus e diabo e admitir que ela mesma faz o bem e o mal. Tomando como norte a diretriz do autor, para solucionar a problemática da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, é imperioso que haja um esforço coletivo para desconstruir as amarras ideológicas que vinculam o gênero feminino ao papel de cuidador exclusivo. Tal iniciativa envolve a promoção de uma nova ética social que reconheça e valorize o trabalho de cuidado como uma responsabilidade compartilhada entre gêneros, etnias e classes sociais. A educação desempenha um papel crucial nesse processo, ao fomentar desde cedo a igualdade de gênero e ao desmistificar o trabalho doméstico e de cuidado como sendo uma tarefa intrinsecamente feminina.
Diante dos desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, é imprescindível que o Estado, em conjunto com a sociedade civil, promova políticas públicas integradas que garantam a valorização e a visibilidade desse trabalho. Isso inclui a reformulação de leis trabalhistas e previdenciárias, a criação de infraestrutura de apoio ao cuidado e a implementação de uma educação que subverta os paradigmas de gênero atuais. O reconhecimento efetivo do trabalho de cuidado não só como uma questão de gênero, mas como uma questão de direitos humanos, é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde o cuidado seja valorizado e compartilhado por todos.
Competência 1- Domínio da Norma Padrão da Língua Portuguesa: A redação demonstra um excelente domínio da norma culta, com estruturas gramaticais corretas e um vocabulário diversificado. A ortografia é impecável, e a pontuação é usada de forma eficaz para estruturar o texto e dar ênfase a pontos chave. Isso evidencia a habilidade do autor em se expressar claramente e de forma sofisticada.
Competência 2- Compreensão da Proposta de Redação: O texto aborda com precisão o tema proposto, conectando aspectos socioeconômicos, culturais e legais ao desafio da invisibilidade do trabalho de cuidado feminino. Há uma clara compreensão do tema, demonstrada pelo uso de exemplos específicos e pela contextualização do problema dentro da realidade brasileira.
Competência 3- Seleção e Organização de Argumentos: Cada parágrafo da redação constrói um argumento lógico e coeso, apoiado por fatos e exemplos. A progressão das ideias é fluída, com cada argumento construindo sobre o anterior, o que facilita a compreensão e reforça a tese principal. A organização do texto é exemplar, mantendo o foco e evitando digressões.
Competência 4- Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos para a Construção da Argumentação: O autor usa uma variedade de recursos linguísticos para fortalecer sua argumentação. Os conectivos são usados de maneira eficaz para unir as ideias, e os recursos estilísticos, como a citação de George Orwell, enriquecem o texto. O uso de uma linguagem formal e ao mesmo tempo acessível contribui para a força persuasiva do texto.
Competência 5- Elaborar Proposta de Intervenção para o Problema Abordado: A conclusão apresenta propostas concretas e viáveis para o problema abordado, incluindo a reformulação de leis e a implementação de políticas públicas integradas. Há um respeito claro pelos direitos humanos, e as sugestões são práticas, refletindo uma compreensão profunda do tema e de suas possíveis soluções.
Em resumo, esta redação é um exemplo de como abordar um tema complexo de forma estruturada, lógica e persuasiva. O autor demonstra não apenas um entendimento aprofundado do tema, mas também a habilidade de comunicar suas ideias de maneira clara e impactante, satisfazendo todas as competências exigidas para uma redação nota 1000 no ENEM.
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Incrível como esse blog consegue descomplicar a estrutura da redação do ENEM! A maneira como as competências são explicadas me ajudou a entender exatamente o que preciso melhorar na minha escrita. As dicas sobre como desenvolver uma tese forte e argumentos coerentes são especialmente valiosas. Obrigada por compartilhar essas informações!
Eu sempre tive dificuldades em estruturar minhas redações, mas depois de ler este blog, sinto que tenho um roteiro claro a seguir. A parte sobre a elaboração da proposta de intervenção foi um verdadeiro divisor de águas para mim. Também adorei a citação de George Orwell, um lembrete oportuno sobre a importância da clareza na escrita.
Estou impressionada com a profundidade e clareza deste blog. A análise minuciosa da redação exemplo me deu uma visão real do que é necessário para alcançar uma nota alta no ENEM. Agora, sinto-me mais confiante para escrever minhas redações, sabendo exatamente o que os avaliadores estão procurando.
Este blog é uma verdadeira masterclass em redação para o ENEM! A abordagem passo a passo, desde a compreensão da proposta até a elaboração de argumentos e conclusão, é de grande ajuda. A ênfase nas competências e como atendê-las em cada parte da redação é especialmente útil. Estou ansioso para aplicar essas técnicas na minha próxima redação!